quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Oficina de animação ensina pixilation gratuitamente a estudantes

Thiago Marques
A técnica é antiga, mas o acesso a forma de produção em vídeo do stop motion ainda é um dos mais caros do país e foi de olho nesse cenário que 19 estudantes não pensaram duas vezes antes de agarrar a oportunidade de conhecer e produzir cinema de animação, em pixilation, oferecida pela Semana de Democratização da Comunicação 2011 na Paraíba, o Democom, nessa tarde, no Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.
No primeiro encontro, estudantes de jornalismo e publicidade e propaganda conheceram os princípios de criação do stop motion e aprenderam conceitos básicos de movimento no Movie Maker, programa de edição de vídeo do Windows. “O objetivo é mostrar o processo de produção de animação aplicada ao pixilation”, afirma João de Lima Neto, ministrante da oficina e professor de desenho e cinema de animação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Quem participa da oficina se diz satisfeito. “Foi uma aula interativa. Antes não sabia como o stop motion era produzido, aqui tive a oportunidade de conhecer”, revela Érik Kleiver, estudante de jornalismo. Já Adelino Silva, estudante de publicidade e propaganda conta que a oficina superou suas expectativas e que sempre participa dos eventos promovidos pelo Departamento de Comunicação da UEPB por considerá-los importantes para a capacitação dos alunos.
O pixilation é uma técnica de animação em stop motion que utiliza fotografias de atores vivos ou objetos reais na composição de uma sequência animada. Será esta a tarefa dos quatro grupos formados nessa tarde. João Neto diz que os grupos irão contar uma história e montá-la utilizando a técnica na próxima sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário