sábado, 17 de setembro de 2011

OFICINA CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE ATÉ 1MIN

Por que vídeos de 1 minuto? Por que 1 minuto? 1 minuto é curto, curta? Para essas e todas outras perguntas eu respondo: 1 minuto pode ser muita coisa.
A comunicação audiovisual pode muito bem acontecer em 60 segundo batidos, até menos eu diria. Até porque se pensarmos bem em quantas coisas acontecem ou começam, nesse tempo, perderíamos perder a conta.
Pensar em vídeos de 1 minuto é provocar comunicação, sobretudo. É perguntar. É responder. E é, também, igual ao valor do processo criativo do Poema, de não fazer nada. O processo criativo da arte, por exemplo, como disse Beth Formagginni “é um salto de olhos vendados num precipício”.
E para a criação acontecer deve-se haver junto o processo de produção, que é todo o suporte para a concretização da ideia, do sentimento do diretor. E nesse casamento de criação e produção, o curta, que nasce, deve-se ser inserido na sociedade, ora através de publicação nesses canais de compartilhamento de vídeos, ora inscrições em festivais que aceitam esse gênero, no Brasil inteiro como o festival do Minuto http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/ e o Festival Claro Curtíssima Metragem http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/.
Sobre o Ministrante Allan Fernando Dantas de Sena
Graduando em Comunicação Social- Jornalismo na UEPB e Letras na UFCG, Trabalhou em dois longas metragens paraibanos como Assistente de Produção (Onde Borges Tudo Vê de Taciano Valério) e Platô (Tudo que Deus Criou, de André da Costa) e assinou a produção do Documentário Salete Cobra do diretor Ailton Francisco. Foi premiado pelo Comunicurtas 2011 com o troféu Machado Bittencourt de Melhor Roteiro do estalo.

Confira o vídeo premiado http://www.youtube.com/watch?v=XkixbM-W5a8

Se interessou em aprender e fazer seu vídeo também?

Basta se inscrever na oficina no http://www.reporteruniversitario.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário