O rádio ainda é considerado a mídia de maior alcance e aceitação junto aos denominados segmentos populares da sociedade. Ainda compra-se por um preço razoável um aparelho receptor para a captação das mensagens radiofônicas.
É possível conduzir tal veículo/aparelho para os mais inusitados e diversos espaços geográficos. Ouve-se rádio no automóvel com a mesma simplicidade e leveza no apartamento ou nos espaços denominados rurais.
O esforço de democratização da mídia faz parte de um projeto da sociedade civil organizada em diversas partes do mundo na busca de uma mídia plural, participativa e crítica que venha possibilitar o diálogo amplo e abrangente no âmbito da sociedade.
E assim surgiram no país as Rádios Comunitárias no Brasil surgiram como resultado de uma luta de vários segmentos da sociedade para democratizar a informação e colocá-la a serviço do bem-estar das comunidades espalhadas nas diversas regiões.
O Departamento de Comunicação Social da UEPB tem orgulho de possui projetos de extensão nesse sentido, de incentivar a produção de verdadeiras rádios e difusoras comunitárias. Os alunos podem praticar fora do componente curricular o processo de comunicação comunitária.
Neste sentido, a I SEMANA DEMOCOM CAMPINA GRANDE, oferece a oficina básica de Rádio abordará aspectos teóricos e práticos com vistas à produção de conteúdo, treinamento pessoal e incentivo à prestação de serviços comunitários.
Será ministrada pelo Giordani Matias Cardial Ramos (Bacharel em Rádio e TV/UFPB) e graduando em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Serão desenvolvidas temáticas e atividades como Paisagens Sonoras e estéticas do som (sonoplastia): noções para uma percepção auditiva; Técnica: termologias e elaboração de script, Dicção em rádio: exercícios relacionados à fala além de atividade prática: produção de conteúdo em áudio.
Inscrições pelo site http://www.reporteruniversitario.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário